ANTROPOLOGIA: Cultura e Humanização (I)

       Sabemos que o homem é um ser da natureza, que é um ser vivo. Um animal pertencente à classe dos mamíferos, que evoluiu a partir de um ramo da ordem dos primatas, num processo que teve início há milhões de anos. A família dos hominídeos também sofreu várias ramificações e de um desses ramos surgiu a espécie homo sapiens. O termo significa que esse ser é capaz de produzir um conhecimento sobre si mesmo e sobre o mundo que o cerca, ou seja, é um ser que pode desenvolver uma consciência da realidade. Essa consciência, porém, não é algo a-histórico, ou seja, ela se transforma com o próprio homem e o mundo que ele constrói. A consciência que cada indivíduo desenvolve é condicionada pela cultura na qual ela nasce e é criado. A cultura é o conjunto de símbolos que cada povo elabora e que media a relação dos homens entre si e com o meio ambiente.      

      O homem é um ser que produz cultura. Para que possamos compreender essa afirmação, consideremos, como ponto de partida, a condição social do homem, isto é, o fato de que ele é um ser que se constrói nas relações sociais. Isso significa que não nascemos propriamente humanos, mas nos tornamos humanos através das relações que, desde o nascimento, se estabelecem com outras pessoas. Esse processo de humanização se dá, efetivamente, quando somos, pelo convívio, introduzidos no mundo do símbolo, o que se dá, normalmente, pela aprendizagem da linguagem. Existe, portanto, uma íntima relação entre o processo de aquisição e uso da linguagem e o desenvolvimento do pensamento abstrato. Na verdade, é a inteligência abstrata o que, de fato, distancia o homem de todos os outros animais e lhe permite criar um patrimônio material e espiritual que media sua relação com a natureza: esse mundo próprio, de coisas e significados criados, acumulados e transmitidos pelos homens é o que chamamos de cultura.


       Os animais, de maneira geral, têm sua ação caracterizada por reflexos e instintos, fundamentalmente. Mas esses atos não têm história, não se renovam e não promovem mudanças no próprio animal. A inteligência distingue-se do instinto por sua flexibilidade, já que as respostas são diferentes conforme a situação e, mesmo porque, variam de indivíduo para indivíduo. A inteligência concreta, que nós identificamos também nos macacos, depende da experiência vivida “aqui e agora”. Mesmo consciente de uma finalidade, o ato inteligente do animal não domina o tempo, pois, a cada momento em que é executado, esgota-se no seu movimento. Não existe uma sequência ou continuidade que permita considerar aquilo que ocorreu uma experiência propriamente dita. Ao desenvolver uma inteligência abstrata, o homem se tornou um ser capaz de produzir cultura, que resulta do acúmulo de experiências. A cultura, por sua vez, passa a mediar a relação do homem com o mundo. Num processo dialético, o homem transforma o meio natural no qual está inserido e, nessa sua luta para reproduzir sua existência, ela próprio vai se transformando e se humanizando.

      O elemento fundamental da cultura é a linguagem. A fala distingue, irredutivelmente, o ser humano dos outros animais, mesmo que eles também utilizem algum tipo de linguagem ou comunicação biologicamente programada. A diferença entre a linguagem humana e a dos animais está no fato de que estes podem conhecem o índice, mas não conhecem o símbolo. O índice está relacionado de forma fixa e única com a coisa a que se refere, como as frases com que adestramos os cachorros, por exemplo. Os índices indicam sempre alguma coisa muito específica e a linguagem animal visa somente a adaptação à uma situação concreta. Por outro lado, a linguagem humana é simbólica e abstrata. O símbolo é algo universal, convencional, versátil e flexível, que permite distanciar o homem da experiência vivida, tornando-o capaz de retê-la na memória e reorganizá-la num outro contexto, numa nova totalidade e dar-lhe novo sentido. É pela palavra, então, que somos capazes de nos situar no tempo, lembrando o que ocorreu no passado e projetando o futuro pelo pensamento. Enquanto os animais vivem sempre no presente, as dimensões humanas se ampliam para além de cada momento.


      

Comentários