CIVILIZAÇÃO GREGA: Arte, Ciência, Filosofia

O teatro surgiu no século VI a.C. em Atenas, originando-se das festas realizadas em homenagem a Dioniso, deus do vinho. Seus grandes vultos foram os trágicos do século V: Ésquilo, que escreveu Os Persas e Prometeu Acorrentado; Sófocles, que escreveu Édipo-Rei e Antígona e Eurípedes, autor de Medeia e As Suplicantes. No campo da comédia destacou-se a obra genial de Aristófanes. Homero foi o maior dos poetas épicos. Na poesia lírica destacaram-se, principalmente, Píndaro, Safo e Anacreonte. Péricles e Demóstenes foram as grandes figuras da oratória e da eloqüência. Heródoto de Halicarnasso é considerado o Pai da história; Tucidides, contudo, autor de célebre obra sobre a Guerra do Peloponeso, destacou-se como o maior dos historiadores gregos.

A arquitetura e a escultura foram as artes nobres da civilização helênica. No campo da arquitetura, ficaram célebres três estilos: o dórico, o jônico e o coríntio. As mais belas obras arquitetônicas são o Partenon, em Atenas, e o templo de Zeus, em Olimpia. Na escultura merecem destaque Fídias, Míron e Plaxísteles. Fídias, o maor dos artistas gregos, esculpiu as estátuas de Palas-Atena e o Zeus de Olímpia; Míron foi o autor do célebre Discóbolo, enquanto Plaxísteles tornou-se famoso pela realização de Hermes, Dioniso e Afrodite. Na Grécia, como ocorreu com as outras civilizações antigas, as ciências que tiveram maior desenvolvimento foram, especialmente, a Astronomia, a Medicina e a Matemática. Hipócrates de Cós, o mais famoso médico da Antiguidade, é considerado o Pai da Medicina. Na matemática sobressairam-se as figuras de Tales e Pitágoras.


 A Filosofia urgiu no século VI a.C na Ásia Menor, com Tales, fundador da Escola de Mileto. Pertenceram também a essa escola dois discípulos de Tales: Anaximenes e Anaximandro. Da Ásia Menor, a filosofia estendeu-se para a Grécia continental, atingindo seu apogeu nos séculos V e IV a.C., em Atenas. No século V a.C. surgiram na Grécia os filósofos sofistas – mestres em retórica e dialética, dos quais o maior vulto foi Protágoras de Abdera. O apogeu da filosofia helênica coincidiu com a vitória da Grécia nas Guerras Médicas e, particularmente, com o desenvolvimento da democracia escravista em Atenas. Os grandes expoentes da filosofia grega foram Sócrates, Platão e Aristóteles. Sócrates não deixou uma obra escrita, sendo seu pensamento filosófico conhecido apenas através das obras de Platão, seu maior discípulo. Platão, fundador da Academia de Atenas, foi o autor dos célebres Diálogos. Na República, concebeu um Estado ideal governado por filósofos, protegido por guerreiros e sustentado por trabalhadores, nos moldes do Estado militarista e aristocrático espartano. Aristóteles, que foi discípulo de Platão, fundou o Liceu de Atenas e sistematizou o conhecimento de sua época, sendo considerado o maior filósofo da Antiguidade. Seu pensamento exerceu decisiva influência sobre a filosofia da Europa medieval.

Comentários