CIVILIZAÇÃO GREGA: A Democracia Ateniense

   As reformas de Sólon foram uma tentativa de conciliar os interesses da nobreza eupátrida e as aspirações dos artesãos e comerciantes enriquecidos com as reivindicações das camadas mais pobres do demos. Embora não tenha realizado a reforma agrária, Sólon enfraqueceu a nobreza politicamente, abrindo a participação nos negócios públicos para as outras camadas da população. Os setores mais conservadores da aristocracia não aceitaram as reformas e reagiram. Em meio à crise, assumem o poder os tiranos, homens apoiados por grupos armados que se instalam na acrópole e passam a governar pela força. Primeiro, foram tiranos apoiados pelo demos em revolta, que realizaram reformas de caráter popular. Foi o caso de Psístrato, tirano que, até 528 a.C., ampliou e aprofundou as reformas que foram iniciadas por Sólon.


   Depois da morte de Psístrato, seus filhos o sucederam, mas não deram continuidade às reformas do pai e perderam apoio do povo. Hípias foi assassinado e, em 510 a.C., o irmão Hiparco foi deposto pelos espartanos que se aliaram aos eupátridas. Os aristocratas colocaram no poder o tirano Iságoras, que fez um governo reacionário e antipopular. Um levante do demos, no ano de 508 a.C. pôs fim à reação eupátrida e levou Clístenes ao poder, o tirano que, efetivamente, foi o verdadeiro fundador da democracia ateniense. Com as reformas empreendidas por Clístenes, completaram-se as mudanças iniciadas Sólon e que Psístrato havia aprofundado. Apesar de suas várias limitações, a democracia ateniense foi uma experiência totalmente inédita e algo extraordinariamente avançado para os padrões políticos da Antiguidade. Clístenes reorganizou a população dividindo-a em dez tribos, cada uma delas com representantes das três partes em que se dividia a Ática: o litoral (Parália), a planície central (Pédion) e a região interiorana e montanhosa (Diácria). Cada tribo estava dividida, por sua vez, em unidades administrativas autônomas, os demos, onde os cidadãos eram registrados. A Bulé, ampliada, foi transformada no Conselho dos Quinhentos, constituído por cinqüenta representantes sorteados em cada tribo. As medidas e as leis propostas pelo conselho eram votadas pela Eclésia, a Assembléia Popular, que se transformou no principal órgão da democracia ateniense. Todos os cidadãos podiam participar da Assembléia e podiam ser sorteados para o conselho ou para ocupar os cargos. Os tribunais também eram preenchidos por sorteio e os cidadãos se revezavam ao longo do ano na administração dos serviços públicos. A democracia ateniense era, portanto, exercida diretamente pelos cidadãos (diferente das democracias representativas modernas) e nela os cargos e as funções, de maneira geral, não eram remunerados. Todos os homens livres nascidos em Atenas, com antepassados atenienses, eram considerados cidadãos com direitos políticos. Apesar de ser bastante avançada para a época, a democracia ateniense estava baseada num sistema escravista e, além dos escravos, excluía de qualquer participação política as mulheres e os metecos (estrangeiros e seus descendentes).

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