Brasil Colônia: Piratas, Corsários e Invasores

   A descoberta de novas terras e riquezas pelos portugueses e espanhóis, pioneiros na expansão marítima e colonial européia, logo despertou o interesse e a cobiça de outras nações, especialmente dos franceses, holandeses e ingleses. É preciso ressaltar que, na Idade Moderna, quase não se diferenciava comércio de pirataria e era comum a existência dos corsários, ou seja, piratas e aventureiros que tinham apoio dos governos dos seus países e abrigo nos seus portos, em troca de serviços prestados ou da participação no resultado do seu saque. Além do mais, as disputas e as guerras entre as potências europeias se refletiam nas regiões coloniais com ataques, destruição e pilhagem das possessões ultramarinas dos países em conflito.

   Embora a partilha das terras descobertas, entre portugueses e espanhóis, tivesse sido sancionada pelo papa Alexandre VI na bula Intercoetera (1493), isso não demovia os outros países de participar da exploração dessas regiões. Os efeitos da Reforma e a luta entre católicos e protestantes acrescentaram violência às disputas e dificultaram, ainda mais, a solução diplomática desses conflitos. Para entender os ataques e as invasões que o Brasil sofreu durante o período colonial, é preciso considerar, também, as conseqüências da União Ibérica (1580-1640), isto é, o período de seis décadas em que Portugal esteve unido à Espanha, sob o governo dos Habsburgo. Nessa época, o Brasil sofreu diversos ataques dos inimigos da Espanha no seu litoral e os holandeses promoveram a ocupação da região açucareira.


   Os ingleses se limitaram a atos de pirataria e saque de cargas de açúcar, além da pilhagem de povoados e feitorias no litoral, especialmente no fim do século XVI. Os franceses disputaram a posse da terra com os portugueses, por cerca de dois séculos. Além dos atos de pirataria, que ocorreram até o século XVIII, fizeram várias tentativas malogradas de se fixarem em trechos do litoral brasileiro, como no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Norte, na Paraíba e no Maranhão, onde não existia presença dos portugueses. Os holandeses, pelo contrário, invadiram, no século XVII, a região mais povoada e rica da colônia, o litoral nordestino, de modo a garantir o controle da produção de açúcar, quando o domínio espanhol sobre Portugal e o Brasil ameaçou seus interesses. O esforço português para defender sua colônia consolidou o povoamento do nosso litoral

Comentários