A CIVILIZAÇÃO HEBRAICA (1)

     A Palestina é uma faixa de território situada no litoral do Mediterrâneo Oriental, ao sul da Fenícia e da Síria. A região é banhada pelo rio Jordão, que deságua no Mar Morto. No oeste, próximo ao litoral, existem planícies com terras férteis e, a leste, o terreno é formado pelas montanhas rochosas da Samaria. Ao norte estão as florestas do Líbano e ao sul do Mar Morto situam-se terras áridas, que só podem ser aproveitadas na estação das chuvas. A região era uma passagem obrigatória para as rotas de caravanas que ligavam o Egito à Mesopotâmia, e por isso foi, desde cedo, disputada por vários povos. Quando os hebreus se instalaram na região, ela já era habitada pelos filisteus (de onde deriva o termo Palestina), pelos cananeus (de onde provem o nome Canaã) e pelos edomitas, arameus, etc.


   A história dos hebreus está descrita no Antigo Testamento, a principal fonte para o estudo da cultura desse povo. É preciso, entretanto, considerar que a Bíblia não é uma obra de caráter histórico como atualmente entendemos a ciência histórica. Ela foi escrita na linguagem simbólica e metafórica, que era típica dos antigos. Além disso, a obra está repleta de anacronismos, misturando eventos e fatos de épocas diferentes, como se fossem ocorridos num mesmo contexto. Uma longa tradição, que havia sido transmitida oralmente por muitas gerações, foi compilada numa obra escrita, provavelmente no século VII a.C., em aramaico, a língua falada em boa parte do Oriente Médio naquela época. As escavações arqueológicas confirmam muitas das informações que constam na Bíblia, com exceção dos fatos narrados no Pentateuco, ou seja, nos cinco livros iniciais, ou seja, Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

   A tradição bíblica diz que os hebreus descendiam de Abraão, “pai de muitos povos” que seria, por sua vez, descendente de Noé. O termo hebreu parece indicar “aqueles que vieram do outro lado do rio” e, de fato, seus ancestrais, de origem semita, teriam migrado do sul da Mesopotâmia em direção à Palestina, no inicio do II milênio a.C. Os hebreus teriam se instalado no vale do rio Jordão, por volta de 1.850 a.C. Eles eram, na época, um povo nômade pastoril organizado em clãs que, por sua vez, se agrupavam em tribos e seguiam a autoridade do membro mais velho, o patriarca. Abraão, o primeiro patriarca, teria sido sucedido por Isaque, de quem descenderia Jacó que, de acordo com a tradição, trocou seu nome para Israel. Dos seus doze filhos, teriam se originado as doze tribos que formavam o povo de Israel. Esse período é conhecido como a fase dos patriarcas. 

Comentários