CIVILIZAÇÃO GREGA: Atenas no Século de Péricles

   Após as Guerras Médica, Atenas atingiu o auge do seu poder e influência sobre o mundo grego. A liderança da Liga de Delos, a consolidação do seu poderio marítimo e o desenvolvimento comercial e manufatureiro transformaram Atenas no grande centro econômico e cultural da Grécia. A cidade atraiu artífices, mercadores, sábios e artistas de todo mundo mediterrâneo. A democracia escravista ateniense atingiu seu ponto culminante e, no plano cultural, a civilização grega viveu o momento das suas maiores realizações. O teatro, as artes, a filosofia tiveram seu momento de maior brilho e o próprio Parthenon, símbolo da civilização grega, foi construído nessa época.


   O governo de Péricles, líder do partido marítimo assinalou a fase de apogeu da democracia e do imperialismo atenienses. A Eclésia, assembléia popular, transformou-se no principal órgão político, onde todas as decisões importantes eram votadas. Foi estabelecida a remuneração de vários cargos públicos, o que possibilitou uma maior participação das camadas populares na administração dos negócios do Estado. A realização de grandes obras contribuiu para absorver os desempregados e os sem-terra. A expansão econômica e a estabilidade social e política favoreceram, por sua vez, o intenso desenvolvimento artístico e intelectual que marcaram essa época. Durante o governo de Péricles, a cidade de Atenas transformou-se num modelo para todo o mundo helênico.

   O predomínio do partido marítimo na democracia ateniense teve como desdobramento, no plano externo, uma agressiva política imperialista cujo objetivo fundamental era garantir a hegemonia ateniense, de modo a defender os interesses do seu comércio e da indústria. Atenas estabeleceu sua hegemonia sobre todas as cidades gregas que formavam a Confederação de Delos, impondo seu comando supremo da esquadra aliada, que se tornou um instrumento para assegurar sua dominação econômica, político e militar. Além disso, Atenas apoderou-se do tesouro da Liga que passou a ser utilizado, sob o governo de Péricles, tanto para fortificar como , também, para embelezar a cidade com obras e realizações. O imperialismo ateniense, entretanto, gerava uma resistência crescente por parte de muitas cidades confederadas. Atenas reprimiu de maneira implacável as tentativas de dissidência.

Comentários