CIVILIZAÇÃO GREGA - Período Arcaico (750-500 a.C.)

   O surgimento da pólis resultou do sinecismo, isto é, da fusão de várias aldeias, enquanto se processava a desagregação da sociedade gentílica. Seu crescimento ocorreu com o comércio e o desenvolvimento da agricultura e do artesanato. A cidade-estado possuía suas próprias leis e governo autônomo. Quase sempre se constituía em torno de uma fortaleza dentro da qual a população se refugiava quando era atacada. No interior das muralhas que cercavam a acrópole, estavam os templos das divindades protetoras da comunidade, além da ágora, a praça onde ocorria o comércio e que servia, também, de ponto de encontro dos cidadãos. Inicialmente, as cidades-estado eram governadas por um rei que era chamado de basileus, e cujo poder era limitado por um conselho de aristocratas guerreiros. Algumas cidades gregas mantiveram governos aristocráticos, enquanto outras evoluíram para regimes democráticos.

   As cidades que tinham uma economia agrária e eram mais interioranas, como era o caso de Esparta, de maneira geral, possuíam uma estrutura social polarizada e uma aristocracia guerreira sempre monopolizou as instituições políticas, que permaneceram inalteradas. Por outro lado, nas cidades-estado com economia mercantil, como era caso de Atenas e de muitas colônias fundadas pelos gregos, que possuíam uma estrutura social mais diversificada, a emergência de setores enriquecidos pelo comércio e pelo artesanato, que passaram a pressionar as instituições, contribuiu para que ocorressem transformações políticas importantes e mudança na mentalidade. A fundação de colônias na Jônia, como Mileto, Bizâncio,  Odessa, Tarento, Marselha e muitas outras espalharam a cultura grega por toda a orla do Mar Negro e do Mar Mediterrâneo.A colonização, inicialmente de caráter agrícola, assumiu com o passar do tempo um cunho cada vez mais mercantil, gerando transformações sócio-econômicas que se refletiram, também, nas próprias metrópoles. 

   O comércio e o artesanato, até então desenvolvidos em pequena escala, no âmbito local e regional, ganharam proporções internacionais. Uma rica e poderosa classe média formada por comerciantes e artífices emergiu em muitas póleis gregas, com força e peso suficientes para aspirar direitos políticos que, até então, eram privilégio da aristocracia. Por outro lado, a concorrência dos produtos agrícolas oriundos das colônias provocou a queda dos preços e a gradativa ruína dos pequenos agricultores, fazendo aumentar a concentração da propriedade da terra nas mãos da aristocracia fundiária. A pauperização dos pequenos proprietários, a marginalização de homens sem terra ou sem trabalho e a difusão da escravidão por dívidas desencadearam uma série de conflitos e fizeram a tensão social crescer no interior das cidades gregas. Os setores despossuídos, liderados pelas camadas médias enriquecidas se articularam em torno de um partido popular e pressionaram as instituições exigindo reformas. De outro lado, os segmentos da aristocracia cerraram fileiras para impedir as transformações e preservar seus privilégios. Conforme o desfecho do conflito, as cidades permaneceram com seus regimes oligárquicos (Esparta) ou evoluíram para a democracia (Atenas). 

Comentários