História da Filosofia: Os modernos formularam uma nova concepção do universo


NICOLAU COPÉRNICO (1473-1543) foi o sábio polonês que abriu caminho para a astronomia moderna e a visão que o homem tem hoje do universo. Concebeu a teoria heliocêntrica, ou seja, o sol é o centro do nosso sistema planetário, o que contrariava o geocentrismo sustentado pela Igreja Medieval com base em idéias herdadas de Aristóteles. A idéia de um mundo em movimento como está colocado na obra Sobre a Revolução das Esferas Celestes, publicado no ano da morte de Copérnico, teria, de fato, implicações revolucionárias sobre as concepções do mundo e do homem. Foi incluído, mais tarde entre os livros proibidos pela Inquisição.

JOHANNES KEPLER (1571-1630) foi professor de matemática na Universidade de Graz e tornou-se assistente do renomado astrônomo TYCHO BRAHE (1546-1601). Seus estudos, que demonstraram a órbita elíptica dos planetas, confirmaram a tese copernicana do heliocentrismo. Além disso, seus estudos e observações têm extraordinária importância porque aplicaram, pela primeira vez, a matemática às observações astronômicas.

GALILEU GALILEI (1564-1642), nascido em Pisa, na Itália, foi matemático, astrônomo e é considerado um dos fundadores da física moderna, pela atitude inovadora de aplicar a matemática ao estudo experimental da natureza. Desenvolveu as lunetas, precursoras dos telescópios modernos, e pode comprovar a teoria copernicana através de observações minuciosas. Na sua obra, intitulada Diálogo sobre os dois grandes sistemas do mundo, comparou a teoria ptolomaico-aristotélica do geocentrismo, que era sustentada pela Igreja medieval, com a teoria heliocêntrica de Copérnico. Foi perseguido pela Inquisição e obrigado a renegar publicamente suas idéias. Três décadas antes, a Inquisição havia condenado à fogueira um outro pensador, GIORDANO BRUNO (1548-1600), por ter afirmado que o universo é infinito não possuindo centro em parte alguma. De certo modo, questionar a concepção de que a Terra está imóvel no centro do universo representava uma ameaça ao poder da Igreja e às instituições fundamentais do mundo medieval.

ISAAC NEWTON (1642- 1727) foi físico, matemático e astrônomo. Esse pensador inglês, que foi professor em Cambridge, representa o ápice da revolução científica da Idade Moderna. Na sua obra, denominada Princípios Matemáticos de Filosofia Natural, descreve a natureza como uma realidade marcada pela ordem, simplicidade e uniformidade. O mundo é concebido, por ele, como uma grande máquina cujo funcionamento pode ser compreendido através da observação e da experimentação. A partir dos dados obtidos experimentalmente, é possível a formulação de leis gerais que expliquem os fenômenos naturais e suas relações. Para Newton, esse grande mecanismo que é o mundo seria obra de Deus, um ser inteligente e supremo, regente do universo, mas que não podemos conhecer através dos nossos sentidos. Essa ordem universal seria, no entanto, a maior prova de sua existência. Ao formular a “lei da gravitação universal”, Newton formulou as bases do desenvolvimento de toda física moderna e da concepção mecanicista do universo que influenciou definitivamente os pensadores e cientistas dos séculos XVIII e XIX.

Comentários