Grandes Batalhas: A Batalha de Agincourt (1415)


A Batalha de Agincourt (1415) foi uma das grandes batalhas da Guerra dos Cem Anos travada entre a França e a Inglaterra, entre 1337 e 1453. O conflito teve início quando Eduardo III, rei da Inglaterra, reivindicou o trono da França por ser neto de Felipe IV, quando se extinguiu a dinastia capetíngea. A primeira fase da guerra foi marcada pelas vitórias dos ingleses, que se apoderaram de amplos territórios da França. Numa segunda fase que se estendeu entre 1370 e 1380 os franceses haviam recuperado parte de suas perdas, sob a liderança de Bertrand du Guesclin. Em 1415 Henrique V invade a França e dá início a terceira fase do conflito.
Agincourt , embora talvez não tenha sido a batalha mais decisiva da guerra, foi a que alterou mais profundamente os rumos da estratégia militar, para sempre. Costuma ser chamada de "A Última Batalha dos Cavaleiros", por ter marcado o fim das táticas medievais de luta, com um fracasso retumbante das forças francesas, lideradas por nobres procurando o sucesso pessoal acima da vitória de seu próprio exército. Com 50 mil soldados contra apenas 6 mil, lutando em seu próprio terreno e contando com cavaleiros experientes, os franceses eram os claros favoritos. Mas perderam para a tática e a estratégia brilhantes de Henrique V, rei da Inglaterra, que liderou suas tropas pessoalmente. O general d'Albret liderava as forças francesas.
Confiantes em sua vitória quase inevitável, os franceses escolheram um péssimo local para confrontar os ingleses-um grande campo enlameado perto da vila de Agincourt, transformado em corredor pelos bosques ao redor, o que impossibilitaria cercar as tropas de Henrique V. Organizados entre arqueiros habilidosos e ágeis vestindo armaduras leves e protegidos por estacas pontiagudas pregadas no chão (uma inovação), além de soldados profissionais, treinados e bem pagos, os ingleses formavam uma força compacta. Eles souberam a hora certa de atacar os nobres franceses, que fugiram covardemente. Sem liderança, os infantes e soldados rasos se renderam aos milhares. Foram executados por ordem do rei inglês, temendo uma insurreição que poderia dizimar seu exército. Os últimos franceses no front (que ainda excediam os ingleses em número) abandonaram Agincourt no final do dia. Morreram 10.000 franceses e apenas 1.600 ingleses. Além disso, mais 15.000 foram capturados, incluindo d'Albret e três duques. Vitoriosos, os ingleses conseguiram chegar até Calais, que já lhes pertencia, e assegurar a sua supremacia na Picardia e Normandia, embora não por muito tempo. De qualquer forma, a década seguinte foi o apogeu da ocupação inglesa na França. A última etapa da guerra, travada entre 1429 e 1453, seria marcada pela reação francesa liderada pela mítica Joana D’Arc. A derrota final dos ingleses e sua retirada do continente consolidou definitivamente a monarquia nacional francesa.

Comentários