Filosofia: O que é Ética


ÉTICA: FILOSOFIA MORAL

O senso e a consciência moral estão relacionados a valores (justiça integridade, honra, generosidade), sentimentos (admiração, culpa, vergonha, afeição, ódio), decisões e ações sujeitos às noções de bem e mal, certo e errado.
Os sentimentos e as ações advindos de uma opção por aquilo que julgamos correto estão intimamente relacionados com nossa necessidade de contentamento, seja conosco mesmos, seja com a aprovação dos outros.
Assim, ao tomarmos conhecimento de um crime brutal, nos indignamos com o fato e com seus responsáveis e nos compadecemos, nos solidarizamos com as vítimas. Ao cometermos algum erro, temos vontade de voltar atrás, sentimos culpa. Ao percebermos grandeza, dignidade nas atitudes de alguém, procuramos seguir tal exemplo.
Dessa forma, o ser humano age e avalia suas ações de acordo com valores morais.


MORAL E ÉTICA

Os conceitos de moral e ética são, muitas vezes, utilizados como sinônimos, mas existem algumas distinções importantes, as quais devemos observar.
A palavra moral vem do latim mores, significando originalmente costumes. A moral constitui-se então como um conjunto de normas que orientam o comportamento das pessoas, tendo como base os valores de uma determinada comunidade.
Ocorre que, considerando-se a realidade específica de cada grupamento humano, tanto no espaço como no tempo, os valores são diferentes, e, em conseqüência disso, temos diferentes códigos morais. Exemplificando: em algumas sociedades do oriente a poligamia é moralmente aceita, enquanto nas culturas ocidentais em geral trata-se de uma imoralidade. Ao longo dos tempos, em uma mesma sociedade: as uniões homossexuais eram há algumas décadas, repudiadas moralmente, e hoje, não apenas são aceitas, como protegidas (ao menos em tese) pelo ordenamento jurídico brasileiro, gerando direitos similares àqueles oriundos do casamento.
Como ficou evidente, a moral tem um caráter normativo, o que a aproxima do Direito. Mas as normas morais não devem ser confundidas com as normas jurídicas, como veremos a seguir.
O termo ética vem do grego ethikos, “modo de ser” ou “comportamento”. Ética pode ser entendida como a disciplina filosófica que investiga os diferentes sistemas morais concebidos pela humanidade, procurando compreender seus pressupostos, ou seja, as idéias que lhes servem de base. A Ética constitui, portanto, uma disciplina teórica com preocupações práticas: busca compreender o ser (aquilo que é) para, a partir daí, orientar o dever ser (aquilo que deve ser).
Em síntese, podemos dizer então, que, embora etimologicamente moral e ética sejam termos correspondentes, para a filosofia existe a seguinte distinção: a moral é essencialmente normativa, enquanto a ética é essencialmente teórica.

Comentários

  1. Professor Edir,
    Um tópico muito pertinente esse seu.
    Muito interessante, visto que propiciou diferenciar ética de moral.

    ResponderExcluir

Postar um comentário