História do Século XX: A diplomacia ao final da II Guerra Mundial



As decisões diplomáticas, tomadas nas conferências realizadas no final da guerra, estabeleceram as condições de paz com a Alemanha e, ao mesmo tempo, começaram a definir uma espécie de partilha do mundo em esferas de influência entre os EUA e a URSS. As relações internacionais no mundo pós-guerra seriam profundamente condicionadas pelos resultados dessas conferências.

CONFERÊNCIA DE YALTA
Realizada nessa cidade da Criméia, em fevereiro de 1945, quando a Alemanha já estava praticamente derrotada, essa conferência reuniu os “três grandes” líderes das potências aliadas: Roosevelt (EUA), Churchill (Inglaterra) e Stalin (URSS). Foi decidido o destino dos países bálticos (Letônia, Lituânia e Estônia) que voltaram para o controle russo junto com o leste da Polônia. Essa, por sua vez, recebia territórios no leste da Alemanha como compensação pela destruição e genocídio promovidos pela invasão nazista. Além disso, ficou acertado que no leste europeu não seriam instalados governos anti-soviéticos. A URSS, por seu lado, se comprometeu a declarar guerra ao Japão em troca de compensações territoriais no Extremo Oriente (Port Arthur e Ilhas Sacalinas).


CONFERÊNCIA DE POTSDAM
Aconteceu nos subúrbios de Berlim em junho de 1945, depois da derrota da Alemanha nazista. As potências aliadas foram representadas por Truman (EUA), Churchill (Inglaterra) que depois cedeu lugar a Clement Atlee e Stalin (URSS). As relações cordiais e a colaboração foram substituídas pela rivalidade e hostilidade entre americanos e soviéticos. Foi confirmada a partilha do território alemão, e da própria capital Berlim, em quatro zonas de ocupação (EUA, Inglaterra, França e URSS). Em Potsdam também foi definido o valor da indenização a ser paga pela Alemanha derrotada e, além disso, ficou decidida a criação de uma corte para julgar os crimes cometidos pelos líderes nazistas, que de fato se realizou com o Tribunal de Nuremberg.


CONFERÊNCIA DE SÃO FRANCISCO
Entre abril e junho de 1945, na Conferência de São Francisco foram lançadas as bases da Organização das Nações Unidas. Ela tomou por base os princípios da Carta do Atlântico, firmada entre Roosevelt e Churchill em 1941, e a Declaração das Nações Unidas formulada no ano seguinte. Todos os países membros têm assento na sua Assembléia Geral e o Conselho de Segurança formado pelas cinco potências : EUA,URSS, Inglaterra, França e China. Em sua Carta de fundação a ONU se compromete com:

• a melhoria das condições de vida das populações do mundo
• a cooperação econômica entre todos os países
• a defesa dos direitos fundamentais à dignidade humana
• o direito de todos os povos à autodeterminação
• a solução pacífica dos conflitos e a preservação da paz

Comentários