Recursos energéticos renováveis : Fontes alternativas e renováveis

         A utilização das fontes energéticas não renováveis em larga escala e por longo tempo acarretou problemas sócio ambientais, esgotamento de recursos e limitações técnicas que tem levado pesquisadores, governos, e instituições a buscarem  fontes alternativas e renováveis de energia.  São consideradas fontes renováveis aqueles recursos cujo o tempo de recomposição seja relativamente curto em relação ao tempo de vida humana ( solar, eólica, geotérmica, hídrica, biomassa...) A busca por energias limpas que abasteçam a sociedade causando o mínimo impacto ambiental é uma exigência cada vez maior embora a relutância das grandes empresas que controlam e exploram as atuais fontes não renováveis.

As fontes  energéticas alternativas são formas limpas de produção de energia. Representam a tentativa de diminuir os prejuízos ambientais que exigem o desenvolvimento de tecnologias novas para o seu aproveitamento em larga escala.
O consumo de energia está em constante crescimento no mundo desde a década de 1970 . O aumento do consumo de produtos, serviços e mercadorias em geral fez com que aumentassem a demanda por energia para a produção industrial e agrícola e para o transporte de mercadorias. As fontes renováveis apresentaram crescimento  e a mudança na matriz energética mundial é um processo lento e complexo.







Comentários