Recursos Energéticos Não Renováveis : Energia Nuclear


       O Urânio  é um minério que concentra grande quantidade de energia, extraída por meio da fissão nuclear induzida. O Urânio pode ser utilizado para obtenção de energia elétrica, propulsão naval, aparelhos hospitalares ou em uso militar como as bombas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki. Como fonte de energia possui grande vantagem sobre os demais combustíveis fósseis pois, meio kg de urânio produz uma energia equivalente a 10 toneladas de petróleo.
 Mas possui elevados riscos como: 
Acidentes nas usinas nucleares: vazamento ou explosões de reatores contaminando o ambiente e pessoas como  ocorreu  em      Chernobyl/ Ucrânia(1986), Three Mile Island/ EUA(1979),    Yucca Flat/ EUA (1970)    Césio 137/Brasil(1987), Fukushima/Japão (2011) entre outros.

Radiação emitida pelo Lixo nuclear: Os resíduos produzidos emitem radiações que podem prejudicar o meio ambiente e a saúde humana. geralmente são guardados em caixas de aço em áreas subterrâneas ou navegam em navios pelos oceanos.
Uso militar: A capacidade destrutiva de uma bomba nuclear foi comprovada quando os EUA lançaram fizeram uso em Hiroshima e Nagasaki, em 1945. Países como EUA, Rússia, China , Índia, Paquistão entre outros, possuem armamento nuclear. Em 1967 foi assinado um tratado de não proliferação de armas nucleares mas muitos países continuaram desenvolvendo tecnologia que possibilita a fabricação desses armamentos. Questões geopolíticas relacionadas ao arsenal nuclear da Coréia do Norte e do Irã provocam temores e colocam em alerta as potências mundiais com receio de ataques ao Japão e a Israel, aliados dos EUA.


A Maioria dos países utiliza a energia nuclear para fins de produzir energia.. No Brasil possuímos duas usinas em operação: Angra I e Angra II que operam abaixo de sua capacidade e são responsáveis  por menos de 3 %  do total de energia do país.


Comentários