Oriente Médio: Aspectos físicos e humanos

A expressão Oriente Médio foi criada pelos europeus para se referir a região da Península Arábica, assim como foram criadas as expressões Oriente próximo(Turquia, Líbano e Síria) e Extremo Oriente para países da Ásia oriental( China,Japão, Coreias, Indochina ,Insulíndia). Não há consenso sobre os Estados e territórios que compõem o Oriente Médio e a própria ONU não considera Turqui,Irã e Afeganistão como parte dessa regionalização. Entretanto a maioria das publicações ( IBGE) e estudiosos consideram  como Oriente Médio o Sudoeste Asiático composto por 16 Estados além da Palestina. Essa região seria a ponte de ligação entre a Ásia, Europa e África e berço de grandes civilizações e das religiões monoteístas mais importantes no mundo.



Esta região possui características de clima desértico e semiárido e pequenas porções de clima mediterrâneo, e clima frio nas montanhas. O relevo com predomínio de planaltos e montanhas e  poucos vales e planícies como a dos rios Tigre e Eufrates (Mesopotâmia) que foram berço de antigas civilizações (sumérios, caldeus, assírios...) que desenvolveram a agricultura e a pecuária
Com aproximadamente 320 milhões de habitantes, com exceção de Israel que segue o judaísmo, a maioria da população professa o islamismo( sunitas e xiitas) e fala árabe.A água é o bem mais escasso e tem suscitado conflitos pelo controle das fontes hídricas.A região é importadora de água e utiliza processos de dessalinização. A Turquia e a Síria mantém controle sobre a vazão dos rio Tigre e Eufrates; o rio Jordão e as colinas de Golan são zonas de disputas do controle hídrico por parte de Israel e Síria. 
Mas se falta água por um lado, temos abundância de petróleo, por outro.  Calcula-se que cerca de 50% das reservas mundiais de petróleo conhecidas  localizam-se no Oriente Médio. Golfo Pérsico, Golfo de Omã, Estreito de Ormuz são pontos estratégicos na região para o escoamento do petróleo.


Por causa de seus recursos petrolíferos, o Oriente Médio tem importância estratégica, geopolítica e econômica no cenário mundial. Países da Europa Ocidental, Estados Unidos, China, Japão, maiores consumidores de petróleo, dependem do fornecimento da região e procuram garantir e assegurar suas fontes de abastecimento. Monarquias absolutista como a Árabia Saudita procuram manter alianças com os Estados Unidos para garantir a permanência do governo autocrático. A partir de 1960 os países exportadores criaram a OPEP com o objetivo de estabelecer uma política comum em relação ao petróleo, protegendo o rendimento dos países produtores e interferindo no preço do barril. Grande parte da riqueza gerada pelo petróleo tem sido utilizada para fomentar a guerra desses países entre si .





Comentários